300 dias de sol durante o ano

Ilha Comino em Malta

Acho que está faltando um pouco sobre Malta por aqui, não?! Então, vou deixar um pouco as preocupações com orçamentos, planilhas e afins de lado e começar a falar um pouquinho sobre esse paraíso, que tal?  Afinal, uma das etapas do planejamento que eu mesma citei é pesquisar sobre o país, né?! Antes de viajar, eu sempre faço questão de saber um pouco sobre a cultura local, costumes, gastronomia, etc. É uma delícia, uma forma de curtir o lugar antes mesmo de ir. E quando se chega ao destino, você aproveita muito mais. No caso de um intercâmbio, essa etapa se torna imprescindível, pois é uma maneira de ter certeza que é lá que você quer morar nos próximos meses ou quem sabe até anos.

Que tal falar sobre a frase que me fez escolher Malta? 300 dias de sol durante o ano. Ula lalá… É sol pra caramba, hein?! Mas o que exatamente significa isso? Malta é a quase o Nordeste brasileiro? (em alguns hábitos, como atendimento em restaurantes, eu diria que sim, hehehehe mas em clima #not) Apesar do sol dar o ar da graça quase o ano todo, isso não significa que dá praia. O clima de Malta é Mediterrâneo Subtropical com verões quentes e invernos amenos. Ou seja no inverno é frio, mas não como não como em outros países que chega nem perto de nevar. Os meses mais frios são janeiro e fevereiro, com temperaturas que variam entre 9 e 16ºC. E no verão os meses mais quentes são julho e agosto, com temperaturas que variam entre 28 e 40ºC. Até aí nenhuma novidade para nós brasileiros, né?!

No meu caso eu não cheguei a passar muito frio por lá, pois cheguei na primavera em março e voltei no verão em agosto. O verão é extremamente seco, sem uma gota de chuva. Eu super estranhei. E minha rinite, então, nem se fala. Já a primavera é mais gelada que a nossa, parecia com o inverno de São Paulo, dias lindos, ensolarados e frios, mas com alguns dias de chuva. Porém a alta de chuvas em Malta fica para o úmido inverno, portanto se você for nessa época prepare os casacos, o guarda-chuva e a galocha. Um amigo meu belga detestava o inverno lá. Ele dizia que apesar do termômetro não ficar negativo como no país dele, a sensação térmica era bem pior, por causa da umidade. Ah! E isso sem falar que eles não tem o menor preparo para o inverno como o resto da Europa que tem calefação por todos os lados.

Nos meus dois primeiros meses, março e abril, o tempo estava bem instável, mesclando dias de sol e dias de chuva. Mas nada de calor. Nada de curtir praia. Meu quarto no hostel era super gelado, eu dormia com dois cobertores!!! Na verdade, em abril as temperaturas já estavam bem melhores. Durante o dia, eu conseguia ficar de camiseta regata. Mas a noite o frio voltava, bem forte e com bastante vento. Nessa época, alguns amigos meus europeus ficavam na piscina, tomando sol e nadando. Não sei como! Eu sou muito friorenta, então nadar tranquila, sem sentir frio, eu só consegui a partir de junho. Os meses mais agradáveis para mim foram, sem dúvida, maio e junho. Isso porque as temperaturas já estão mais altas, durante o dia e a noite. É um calor gostoso. É possível pegar praia, tomar sol e nadar. Na alta temporada, julho e agosto, o calor chega a ser insuportável, muitas vezes. Também com os ponteiros batendo 40 graus, não poderia ser diferente! É muito abafado e em alguns lugares da ilha quase não venta. Praticamente uma estufa. Em julho, fui visitar meu primo na Alemanha e peguei dias de chuva e frio por lá, quando pisei em Malta brinquei com meus amigos no Facebook, dizendo que havia saído da geladeira direto para o forno. hehehehe Bom, e como já disse antes, chuva não existe nessa época do ano. Se quiser um refresco só alugando um flat com ar condicionado. #fikadica 😉

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: