Il Karnival Ta’ Malta 2012

Foto: Malta Culture

Adoraria ter pulado carnaval em Malta, mas infelizmente, quando cheguei por lá a folia já tinha acabado. E desde então passei a me perguntar como seria um típico carnaval maltês?

Nessa época do ano, as ruas ocres da ilha são tomadas por uma explosão de cores e alegria. As festas começam na sexta às 18h e terminam na terça. Este ano, o carnaval maltês aconteceria de 17 a 21/02, mas por conta do mau tempo por lá nesta terça-feira, a festa de encerramento foi cancelada. Assim como no carnaval da Bahia as comemorações acontecem durante o dia todo até a noite. Apesar do carnaval ter um lugar de destaque no calendário maltês, a data não é considerada feriado. As crianças são dispensadas da escola, já os estudantes universitários, não tem a mesma regalia.

Além dos foliões e suas fantasias, o carnaval é marcado por desfiles de carros alegóricos, competição de danças adulto e infantil, barracas de comidas típicas, brinquedos e muito mais. É uma festa familiar, como toda festa maltesa. Pais, mães, crianças e jovens se divertindo por todos os lados.

As comemorações acontecem por toda a ilha, mas os destaques ficam por conta das festas que rolam na capital Valetta e em Nadur, em Gozo.

Valetta

O carnaval em Valetta é marcado pelas competições de danças e desfiles de carros alegóricos que acontecem entre as 9h e as 18h. Diferente dos carnavais do Rio e de SP, em Malta ainda não existe um sambódromo. Tudo acontece num circuito montado pelas estreitas ruas da capital e a cidade que fica no seu entorno, Floriana.  As competições são organizadas pelo Malta Council for Arts and Culture (MCCA).

Fotos: Flickr Peter GrimaAs fotos dos mosaicos acima são do Carnavais de Valetta (2008 e 2010) e foram retiradas do flickr de Peter Grima.

Apesar de algumas semelhanças de organização e produção (guardada as devidas proporções, ok?!) com o carnaval brasileiro, a trilha sonora está bem longe do samba. Durante os 5 dias de folia, o ritmo tocado nas apresentações é a dance music. Para nós brasileiros isso é algo um tanto quanto estranho, né?! Mas olha, que dependendo da música brasileira, é melhor ouvir Black Eyed Peas ou Rihana, hein?! Algumas apresentações são acompanhadas por bandas marciais, sabe aquelas bandas que por aqui só vemos em dia de desfile e parada militar? Então, lá em Malta é super comum você ver esse tipo de banda em festas religiosas, com a diferença que no Carnaval no lugar das fardas aparecem as fantasias.

Foto: Flickr Peter Grima

Também é possível ver apresentações de Maltese folk music com grupos tocando instrumentos que desconhecemos, como na foto abaixo que um dos integrantes está com um instrumento de percussão que tem uma vareta e é chamado “zafzafa“.

Foto: Flickr Nadur Local Council

*”Il Karnival Ta’Malta” significa “O Carnaval de Malta” em maltês.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: