Where is your candle? O susto que levei durante uma cerimônia maltesa

Era dia 22 de abril de 2011, Sábado de Aleluia e eu estava caminhando pela orla de St. Julians voltando pra casa depois de um dia de compras em Sliema, quando de repente vi um burburinho na porta de uma igreja. Claro que resolvi parar pra ver o que era, curiosa do jeito que sou, né?! rsrsrs Num primeiro momento pensei que fosse um casamento, mas estava completamente enganada. Pura falta de conhecimento sobre o catolicismo. hehehehe

Quando consegui me enfiar no meio da multidão que estava parada na porta da Igreja (juro que parecia que estavam esperando uma noiva sair), consegui ver que no meio deles havia um galão (aparentemente querosene) e um balde com um tocos de madeira. De repente uns padres saíram da igreja e colocaram fogo no balde. Alguns coroinhas apareceram com velas enormes, acenderam-nas e retornaram para dentro da igreja, seguidos pela multidão que ali estava. E você tem alguma dúvida que eu fui atrás?

Igreja Our Lady of Mt. Carmel, St. Julians - Balluta Bay.

Entramos na igreja e estava um breu. E aquela escuridão me deixou ainda mais intrigada. Obviamente, que ficar quietinha no fundo da igreja só observando, não era o bastante para mim. Tive que ir quase até o altar da igreja, no escuro para espiar. Durante este pequeno percurso pequenas velas começaram a ser acendidas. De repente acenderam a luz da igreja e do nada apareceu uma freira bem na minha frente. E ela me perguntou gritando num tom bem bravo: “Where is your candle?” (Onde está a sua vela?) hahahahaha Todo mundo tinha uma vela, menos eu. =[ Imagina a minha cara de espanto e desespero? O susto foi tão grande e explicar porque eu estava ali sem a bendita vela me pareceu quase impossível que apenas gaguejei umas palavras que nem eu mesma entendi. E foi então que ela me mandou buscar uma vela lá na entrada da igreja e voltar ali para acendê-la. hahahahahahaha E o pior de tudo, em vez de eu me dar por satisfeita, pegar o caminho da roça e dar no pé, não, eu obedeci a freira. Busquei a vela, acendi e fiquei lá sentada ouvindo uma linda e emocionante cerimônia em maltês. Mas, afinal o que era aquela cerimônia?

Pesquisando no Santo Google descobri que tudo isso não passava da uma Cerimônia do Fogo Sacrado, realizada pelas Igrejas Católicas Ortodoxas. Os cristãos ortodoxos acreditam que um fogo sagrado aparece, de forma espontânea, na tumba de Jesus um dia antes da Páscoa. O fogo é interpretado como uma mensagem de que Jesus não foi esquecido por seus seguidores.

Como não aguentei ficar até o final da celebração, fiquei numa saia justa do que fazer com a tal da vela que tive que pegar. Deveria deixar lá queimando? Deveria levar para casa? Enfim, decidi sair à francesa e levar a vela comigo. hahahaha Quando cheguei em casa minha flatmate me encheu de perguntas sobre a tal vela que estava em minhas mãos e acabei contando toda a história pra ela que se divertiu horrores e me fazia repetir para Deus e todo mundo. Pode imaginar? Cada vez que contava, mais rica de detalhes era a história. Epa! Mas peraí isso não tem nada a ver com aquela história de quem conta um conto aumenta um ponto, não, viu?! Era apenas o meu vocabulário de inglês que foi sendo aprefeiçoado ao longo dos meses. Hehehe Alguém até gravou a minha hilária interpretação, mas não me enviaram. (só espero que nunca joguem isso no youtube hahahaha)

E foi assim que “where is your candle?” se tornou uma gíria repleta de significados para mim, pra minha flatmate e alguns amigos mais próximos. E esses significados continuaram como nosso segredo de viagem. hahahahaha Se um dia eu tiver a oportunidade, me lembre, que interpreto essa história pessoalmente pra você. 😉

Deixe um comentário

Deixe um comentário

