Almoço de Páscoa numa delegacia?

Depois de acompanhar a procissão da Páscoa em Birgu, decidi almoçar em Valetta, poris teria que parar por lá para pegar o ônibus pra casa. Como estava com a revista Time Out em mãos, decidi olhar as indicações de restaurante e lá sugeria uma boa opção em Marsamxett, a orla de Valletta, onde fica a estação de ferry boat para Sliema.  Infelizmente, o restaurante estava lotado e o buffet especial de Páscoa não me agradou muito. Já que estava ali e morrendo de fome, decidi olhar o cardápio do restaurante Al Mare que ficava ali do lado e parecia tão agradável quanto o outro. Com um cardápio bem variado, que tinha peixe, carne, massa, pizza e até hambúrguer, ele me fisgou. E para melhorar havia mesas disponíveis do lado de fora do restaurante de frente para o mar, do jeito que queria. =)

Logo que cheguei, me chamou a atenção um senhor em pé na área externa do restaurante preparando um peixe para servir em uma das mesas. Ah! Uma das especialidades maltesas é o peixe fresco do dia (sai do barco do pescador direto pras cozinhas dos restaurantes). Mas como naquele dia, eu queria comer camarão, optei pelo Penne Farouk, feito com molho branco, tomates, espinafre, camarões e curry, que me pareceu bem diferente do que estou acostumada a ver pelos cardápios brasileiros. Não me arrependi, estava delicioso. As massas são outra especialidade da culinária da ilha, influência gastronômica herdada da vizinha Itália. Para acompanhar uma taça de vinho local. Não desembolsei mais que 12 euros e comi bem. Geralmente, os pratos são bem servidos. Bom, barato e com uma vista linda e tranquila para Sliema e o Fort Manoel.

Police Station ou restaurante? Foto: M@R©K

O chef prepara o típico peixe fresco maltês na área externa do restaurante.

Pra qual mesa será que foram aqueles peixinhos que estavam sendo preparados? hehehehe (Ah! Malta é o país dos gatos, não estranhe se vir uma porção deles pelas ruas, ok?!)

Penne Farouk e vinho maltês. Delicious! NHAM!

Além do vai e vem dos barcos, da minha mesa eu também podia ver o Fort Manoel…

… eu e o pescador que estava por ali tentando garantir o jantar. hehehehe

Também podia apreciar a orla Sliema e seus prédios…

… a igreja Carmelite, a catedral anglicana St Paul’s…

… e o Marsamxett Regatta Club.

Mas se o Al Mare é um restaurante por que está escrito em sua fachada “Police Station”?

O casarão vitoriano no qual está localizado foi originalmente construído para abrigar uma casa de guarda em 1725, época em que a ilha Manoel era utilizada como uma fortaleza para proteger a entrada do porto. Quando os ingleses ocuparam Malta a atividade comercial aumentou e com isso o trabalho das balsas entre Valletta e Sliema também. Em 1884, foi construído no local uma estação Marina da Polícia. Com dois barcos (fregatini), os policiais patrulhavam M’Xett e Sliema em busca de mercadorias contrabandeadas e para ter certeza que  os barqueiros, que transportavam os passageiros dos navios Mercantes e da Marinha para costa, estavam fazendo seu trabalho corretamente. A Marina da Polícia foi desativada em 1970 e se transformou no restaurante em 1987, após uma reforma que manteve a estrutura inicial.

Al Mare Onde? Marsamxett Wharf, Valletta. Telefone para reservas: (+356) 2123 2918/ (+356) 99472317

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: