Comidinhas típicas da Páscoa em Malta

Sei que a Páscoa já passou faz um tempinho, mas fiquei devendo um post sobre as comidas típicas dessa época em Malta. Assim como por aqui temos a nossa Colomba Pascal (trazida na bagagem dos italianos) e a troca de ovos de chocolate, Malta também tem suas tradições gastronômicas envolvendo a data.

Uma delas é a sopa Kusksu ou Fava Bean Soup feita com fava. Um dos motivos dessa sopa ter se transformado em tradição é que março e abril é época de colheita da fava. Outro motivo é o fato dessa sopa não ser feita com carne. E muitos malteses não comem carne durante alguns dias da Quaresma, principalmente na Sexta-feira da Paixão. O nome Kusku se deve a massa que é utilizada na sopa. Uma massa redonda pequena, um pouco menor que o couscous utilizado na culinária do norte da África. Eu não cheguei a provar essa sopa quando estava lá, mas se você quiser se aventurar aqui tem a receita. Não achei a cara muito apetitosa, mas de repente foram as fotos que encontrei. hehehehehehe

Essa foto eu peguei no site da Golden Harvest uma empresa que produz deliciosos pães lá. Tudo que eu comprava deles era uma delícia.

Outra tradição desta época é o Qaghaq ta’ l-Appostli, um pão suave em formato de rosca, decorado com amêndoas torradas e gergelim. Em algumas cidades como Rabat é possível encontrar esse pão durante toda a quaresma, mas na maioria das cidades você vai encontrá-lo apenas na quinta e sexta-feira santa. Eles são vendidos em padarias, supermercados e na frente de algumas igrejas. Dizem que é uma delícia para comer apenas com manteiga ou com algum queijo. Uma pena que não provei. Não duvido que seja gostoso mesmo, pois achei a maioria dos pães em Malta muito saborosos e deliciosos.

Foto: Golden Harvest

No domingo de Páscoa em Valletta, me chamou atenção duas crianças sentadas próximas a uma igreja vendendo algumas dessas comidas típicas. Eu comprei apenas um pão doce pequeno, chamado Hot Cross Buns que pelo o que li, a tradição é comê-los na Sexta. Ou seja, pode ser por isso que não gostei. Devo ter experimentado a sobra da sexta e já não estava mais fresquinho, né?! =( Mais um motivo para eu voltar à Malta e provar um como este da foto ao lado ou estes desta receita. Afinal, parecem tão apetitosos. hehehehe

Olha aí o Hot Cross Buns que eu experimentei.

Foto: Golden Harvest

Um outro doce típico dessa época é o delicioso Kwarezimal, esse eu experimentei e adorei. Ele é feito com amêndoas. Aliás muitos doces típicos de lá levam amêndoas como ingrediente. E eu amoooooooooo. Quer a receita? Aqui vai. Mas se fizer, não esqueça de me convidar para provar, hein?! *.*

E por último e não menos importante. Na verdade, esse é o mais tradicional e famoso doce típico dessa época, o Figolla. Um bolo cortado em diferentes formatos como borboletas, peixes, corações, dentre outros e recheado com uma massa feita de amêndoas. Depois de assados esse bolo, recebe uma camada de marzipan, decorações com glacê e a metade de um ovo de páscoa. Eu também não dei sorte com esse, mas também fui super mirim, experimentei numa doceria siciliana e não numa maltesa. =/ Fica na lista para a próxima visita também, certo?!

O mais interessante é que por trás do figolla existe uma tradição bacana (que acabei de descobrir que eu não segui. Damn! hehehehehe). A tradição diz que os figollas não devem ser comidos até o domingo de Páscoa, quando é hora de comemorar a ressurreição de Cristo. Outra tradição que é mantida há muitos anos pelos malteses, é levar o figolla para receber a benção durante a procissão do domingo. Acho muito bacana esse jeito maltês de manter antigas tradições sempre vivas, passando de geração em geração.

Ah! E se você quiser arriscar, aqui tem a receita.

Foto: Golden Harvest

Deixe um comentário

Deixe um comentário

