Foto do dia: Solstício de verão

E como eu contei no post anterior, hoje os malteses estão dando boas-vindas oficialmente ao verão 2012. Hoje às 5h30 aconteceu solstício de verão. Sols o que? O solstício (sol + sistere, que não se mexe, em latim) é um fenômeno natural que acontece duas vezes ao ano, uma no inverno e outra no verão. É o instante que um dos hemisférios recebe maior intensidade de radiação solar e com isso o dia fica maior que a noite. E é nessa data que o Heritage Malta realiza um passeio especial e único aos templos megalíticos de Ħaġar Qim e Mnajdr. Se você bobear, como eu que fui viajar bem nessa data, só vai ter uma nova oportunidade no ano seguinte, pois o solstício de verão só acontece no primeiro dia da estação. Durante a visita guiada aos templos que datam de 3600 AC, você acompanha o maravilhoso nascer do sol, de um ponto privilegiado. De um local que possui um alinhamento astronômico perfeito com o sol. O que dizem é que os raios solares penetram os templos num movimento tão sistemático que fica difícil acreditar que não tenham sido construídos com este propósito. Até o momento, não existe nada que comprove, mas é bem possível, uma vez que as sociedades agrícolas pré-históricas observavam o movimento das estrelas, sol e lua para se guiarem a respeito das mudanças de estações e épocas de plantio e colheita. Sinceramente tenho minhas dúvidas sobre se ainda é possível ver esse espetáculo da maneira como era antigamente. Afinal, apensar dos templos terem sido bem conservados, desde 2009 eles possuem uma tenda protetora que não sei se não atrapalha a visão do solstício. Mas mesmo assim, da próxima vez que eu estiver em Malta, não perderei esse passeio de jeito nenhum. A foto acima eu peguei numa matéria do Times of Malta e mostra o Mnajdra Temples. Se quiser mais informacoes sobre o passeio acesse o site do Heritage Malta. E se programe com antecedência para não perder, pois as vistas tem um número limitado de pessoas. 😉

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Mateus

     /  junho 21, 2012

    Vou acabar indo a Malta. To gostando de todos os post que coloca aqui.
    Quem sabe praticar inglês por uns meses.

    Responder

Deixe um comentário