Pão de 100 metros é atração na 6ª edição do evento “Lejl f’Casal Fornaro” em Qormi

Uma das coisas que eu mais amava comer em Malta eram os pães. Hummm só de pensar já me dá água na boca. hehehehe É, mas não era qualquer pão, não, viu?! O melhor de todos são os pães de uma cidade de 16.850 habitantes que fica no sudoeste de Malta. Os pães de Qormi.

Ah! Mas eu não sou a única apaixonada pelos pães desta cidade maltesa. O sucesso dos pães de Qormi vem dos tempos dos Knights of St John (Cavaleiros de São João). Os cavaleiros que eram super exigentes, só comiam pães de Qormi. Afinal, lá era conhecido como “Casal Fornaro”, uma aldeia de padeiros e o centro de panificação maltês da época. Bom, este título a cidade possui até os dias de hoje, pois ainda é a cidade que mais tem padarias em Malta. Eu li que por lá as padarias ainda são à lenha, mas ainda não consegui confirmar essa informação. Se for verdade, com certeza esse é um dos segredos dos pães fazerem tanto sucesso. Minha mãe sempre dizia que o forno à lenha dava um toque especial às pizzas, então acredito que o mesmo aconteça com os pães, né?! hehehehe

É por isso que se eu estivesse em Malta esse final de semana, com certeza, eu estaria me divertindo e devorando alguns pães de Qormi no evento Lejl f’Casal Fornaro (Uma Noite em Casal Fornaro). Um festival criado em 2007 por um grupo de jovens malteses, da ong Kummissjoni Żgħażagħ Bastjaniżi, para divulgar as tradições e cultura dessa região, em especial os deliciosos pães e vinhos produzidos por lá.

A festa, que acontece pelas ruas da cidade, era pra ter acontecido nos dias 14 e 15 de setembro foi adiada para este final de semana, 21 e 22 de setembro. O que achei muito interessante, é que além da recriação de um ambiente folclórico com decorações, danças e comidas típicas maltesas, durante o evento acontece uma comemoração especial para o pão, chamada de Festa ta’ Ħobż (Festival do Pão em maltês). Um pão de 100 metros é preparado e a verba arrecada com sua venda é revertida para o fundo de assistência social Malta Community Chest Fund. Além de comer uma gostosura daquelas, você ainda ajuda uma porção de projetos sociais. Achei muito bacana essa inciativa.

Bom, agora você já sabe, quando estiver em Malta,  uma boa pedida é experimentar um os deliciosos pães malteses de Qormi e visitar esse interessante festival.

Quer ver um pouquinho dessa festa? Dá uma olhada no vídeo abaixo.

Deixe um comentário

1 comentário

  1. mariliakyznovst

     /  setembro 22, 2012

    nossa, eu quero. onde fica malta, gente? quero ir. Enfim, gostei muito daqui, do seu cantinho :3 muito agradável. Espero que se dê, você passe no meu e dê uma comentada também e se me seguir, eu sigo de volta.

    Responder

Deixe um comentário